Dia Nacional da UCP - 7 de Fevereiro
|
|
O Dia Nacional da UCP celebra-se, como habitualmente, no primeiro Domingo de Fevereiro, este ano sob o lema: "UCP - No Diálogo entre a Fé e a Ciência".
A sessão académica realiza-se no dia 5 de Fevereiro, às 16h30, no Auditório Cardeal Medeiros (Edifício da Biblioteca Universitária João Paulo II, Piso 1) e será presidida pelo Magno Chanceler, D. José Policarpo. Toda a comunidade académica é convidada a participar neste acto. |
Incluídas nas celebrações haverá no dia 7 de Fevereiro (Domingo), entre outras, as seguintes Eucaristias: Igreja de Sta. Isabel - às 11h00, celebrada pelo Vice-Reitor, Prof. Pe. Peter Stilwell, e transmitida pela Rádio Renascença; Igreja do Mosteiro de Nª Senhora da Assunção de Tabosa (Sernancelhe) - às 11h00, transmitida pela TVI.
Mensagem do Sr. Reitor, Prof. Doutor Manuel Braga da Cruz:
UCP - NO DIÁLOGO ENTRE A FÉ E A CIÊNCIA
"Uma das mais nobres missões da Universidade é a da criação do saber, da inovação do conhecimento, através da investigação científica, da procura do desconhecido.
A Universidade é por isso uma casa de ciência. A Universidade Católica é uma casa de ciência e de fé, para promover a articulação harmoniosa entre ambas, para que a fé oriente a descoberta do desconhecido, e para que as aquisições da ciência purifiquem e elevem a fé.
A fé, longe de ser um entrave ou um travão ao desenvolvimento científico, é um factor propulsor da descoberta científica, um foco de iluminação e um elemento fertilizador da pesquisa. Chamados pela fé à descoberta incessante de Deus e para irmos ao seu encontro através de todos os meios, somos espontaneamente incentivados à pesquisa e investigação da verdade.
A UCP, que tem por lema "veritati", está ao serviço da verdade, quer da verdade ignorada e a descobrir, quer da verdade descoberta e nunca adulterável.
A UCP é uma presença da Igreja no mundo da ciência, para prosseguir e realizar o diálogo constante e permanente entre a fé e a ciência.
A UCP é uma Universidade de investigação e não apenas de ensino. A UCP não é apenas uma Universidade de Humanidades mas também de Ciência & Tecnologia, destinada a promover a integração dos saberes. A centralidade do Homem é o ponto de partida e de chegada de toda a investigação científica, que deve estar ao serviço do desenvolvimento do homem todo e de todos os homens, de todos os saberes que contribuam para o desenvolvimento do homem e da sociedade.
Eis porque temos que investigar e que produzir ciência. A investigação requer tantas ou mais energias do que o ensino, requer meios tanto ou mais vultosos do que a própria aprendizagem e docência. Por isso queremos pedir a todos os católicos portugueses que nos ajudem neste esforço de desenvolvimento da investigação científica na Universidade Católica Portuguesa. Com as suas orações em primeiro lugar e antes de tudo. Com os seus donativos, na medida das suas possibilidades, também.
O resultado dos peditórios nas missas do Dia da UCP será destinado a bolsas de apoio aos alunos de Mestrado e Doutoramento da Faculdade de Teologia, ou seja aos sacerdotes que querem aprofundar o seu conhecimento das ciências da fé."
Prazos de Entrega da Declaração Modelo 3
A Direcção de Serviço de Pessoal informa que as datas de entrega das Declarações Modelo 3/2009 são as abaixo indicadas:
Rendimentos das Categorias A (trabalho dependente) e H (pensões):
De 1 de Fevereiro a 15 de Março - entrega em suporte de papel;
De 10 de Março a 15 de Abril - entrega por transmissão electrónica de dados.
Rendimentos das categorias A (trabalho dependente), B (empresariais e profissionais), E (capitais), F (prediais), G (mais valias) ou H (pensões):
De 16 de Março a 30 de Abril - entrega em suporte de papel;
De 16 de Abril a 25 de Maio - entrega por transmissão electrónica de dados.
25 Anos de Serviço
Durante o ano de 2009, a funcionária Maria Ermelinda Ribeiro perfez 25 anos de serviço na nossa Universidade. Os nossos parabéns!.
Exposição da BUJPII do Mês de Fevereiro - Frederico Chopin
Durante o mês de Fevereiro continuará patente a exposição dedicada a Frederico Chopin.
No dia 22 de Janeiro de 1810 e numa aldeia perto de Varsóvia, nasceu o grande Frederico Chopin. A ele vamos continuar a dedicar a "exposição do mês".
Filho de mãe polaca e pai francês, depois de na Polónia ter estudado harmonia, composição e piano, apresentou-se pela primeira vez em público como pianista em Viena, em 1829 - com apenas 19 anos! Veio logo de seguida para Paris, onde se fixou; o seu talento de professor e de compositor depressa se impôs, entrando para o círculo íntimo de Liszt, Balzac e outros destacados elementos do meio artístico parisiense, então em pleno florescimento do Romantismo - e foi em Paris que viveu, quase até à sua morte (de romântica "tísica", em 1849), um romantiquíssimo caso amoroso com a escritora George Sand, cujo nome para sempre ao seu ficou ligado.
Se o piano se tornou o instrumento romântico por excelência, a Chopin o deve: explorando como até aí nunca ninguém tinha feito todas as possibilidades emotivas do instrumento, introduzindo-lhe um colorido novo e de facto genial, abriu as portas à literatura pianística do seu tempo e do futuro, tanto no que diz à escrita, como à técnica e à pedalagem.
Com as suas famosas mazurcas e polonaises, pode ser considerado o iniciador das "culturas musicais nacionais" modernas - tão ao gosto da mentalidade romântica, e tão inovadoras perante o universalismo racionalista dos anteriores clássicos setecentistas; os seus "estudos", os seus nocturnos, marcaram para sempre a sensibilidade musical europeia - e pode dizer-se que é dele que naturalmente decorre toda a "música moderna" do século 19 francês, desde o impressionismo de Debussy, até ao folclorismo popular de Ravel, etc.
Conselho Consultivo da Faculdade de Ciências Humanas
A primeira reunião do Conselho Consultivo da Faculdade de Ciências Humanas teve lugar no dia 8 de Janeiro.
Membros do Conselho Consultivo:
Dra. Maria José Nogueira Pinto - Assembleia da República
Profª Doutora Maria Idalina Resina Rodrigues - Profª Jubilada da Faculdade de Letras
Dr. Pedro Norton - Impresa
Dr. José Luís Ramos Pinheiro - Rádio Renascença
Dr. Guilherme de Oliveira Martins - Centro Nacional de Cultura
Dr. Martim Avillez Figueiredo - Jornal i
Dr. Vítor Bento - SIBS
Dr. Miguel Lobo Antunes - Culturgest
Drª Teresa Pignatelli - Conselho de Administração da RTP
Formação para Educadores Sociais em Angola
De 1 a 13 de Fevereiro, a docente Elsa Silva irá ministrar a formação para Educadores Sociais no Lobito, em Angola.
Esta formação encontra-se inserida no âmbito do projecto CENTRO SOCIAL OKULICHITA - Assistência Técnica à Inserção da Mulher e Criança de Rua afectada pelo fenómeno da prostituição no Lobito, financiado pelo IPAD e desenvolvido em parceria com o Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária, a Congregação Oblatas do Santíssimo Redentor e o Centro de Estudos de Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas.
International Graduate Centre for the Study of Culture da Universidade de Giessen
A convite do International Graduate Centre for the Study of Culture da Universidade de Giessen, Peter Hanenberg vai realizar no dia 3 de Fevereiro uma Masterclass sobre um dos projectos de investigação da linha "Translating Europe across the Ages" do CECC, dedicado à relação entre cultura e cognição.
Conferência Cultural Studies, Pranks, and the Diasporic Serious: Music and Terror in World War Three
No dia 8 de Fevereiro, pelas 18h00, na Sala de Exposições (Edifício da Biblioteca Universitária João Paulo II - Piso 2) irá ter lugar a conferência subordinada ao tema Cultural Studies, Pranks, and the Diasporic Serious: Music and Terror in World War Three, proferida pelo Prof. John Hutnyk - Director do Center for Cultural Studies Goldsmiths College, U. London.
Esta conferência decorre no âmbito dos programas de Mestrado e Doutoramento em Estudos de Cultura e Ciências da Comunicação.
Curso de Espiritualidade
No próximo dia 6 irá realizar-se a 2ª edição do Curso de Espiritualidade Cristã, organizado pela Faculdade de Teologia.
A Espiritualidade Cristã entendida como a ciência dos caminhos através dos quais a graça de Deus cresce em quem n`Ele deposita confiança e a ciência dos meios, com a ajuda dos quais se fortalece uma vida orientada pelos Seus apelos. Estão abertas as inscrições.
Informações
Católica Integra Centre for Transnational Legal Studies - Georgetown University
A Católica Global School of Law acaba de aceitar o convite do CTLS para integrar este consórcio, sediado em Londres, e liderado pela Universidade de Georgetown. Este projecto associa cerca de 20 das mais prestigiadas universidades de todo o mundo, Bucerius (Hamburgo), King's College London, Friburgo, Melbourne, Sciences Po (França), National University of Singapure, entre outras. Um grupo seleccionado de estudantes das universidades parceiras vai poder estudar durante um semestre em Londres, integrando esta comunidade académica de professores e alunos de todo o mundo.
Seminários
No âmbito dos programas de LL.M. da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica, terão lugar durante o mês de Fevereiro um conjunto de seminários que trará à Faculdade especialistas mundiais nas respectivas matérias:
- 8 a 10 de Fevereiro: Intellectual Property and Information Society - Prof. Raymond Nimmer, Director da University of Houston Law Center;
- 18 a 27 de Fevereiro: European Union Internal Law - Professor Miguel Poiares Maduro (co-coordenador do LL.M. Law in a European and Global Context) e Professor Andrea Biondi, King`s College London;
- 22 a 25 de Fevereiro: Sports Law - Prof. Stephen Weatherill, reconhecido especialista em Direito do Desporto, docente da Universidade de Oxford.
Pós-Graduação em Direito e Prática da Contratação Pública
No dia 19 de Fevereiro às 11h00 irá decorrer a 3ª edição da Pós-Graduação em Direito e Prática da Contratação Pública (entrada livre, mediante inscrição). Na sessão de abertura o Dr. Guilherme de Oliveira Martins proferirá uma conferência subordinada ao tema Reflexões Recentes sobre o Código da Contratação Pública.
Livraria UCP
Sugestão do Mês de Fevereiro
|
|
Actualidade da Palavra de Deus Obras Escolhidas Vol. 12
D. José da Cruz Policarpo Universidade Católica Editora
PVP: 25.00€ Preço UCP: 22.50 € |
|
Promoção válida até 28 de Fevereiro de 2010
A Palavra de Deus é fecunda e criadora. Sempre que é acolhida, produz frutos de vida em quem a ouve. Ela resume e concentra em si toda a fecundidade da graça de Deus, depois que o Verbo eterno se fez homem e nos redimiu. Ela não é só discurso, é acontecimento. Na Igreja, a Palavra escuta-se quando se celebra a vida, ao ritmo dessa vida nova que o Espírito Santo suscita em nós.
Nascimentos