Portal UCPPortal UCP
Pagina Inicial
CESOP - Centro de Estudos e Sondagens de Opinião

  Política   Atitudes e Valores Sociais    Saúde   Qualidade

 

Liberdade e direito de voto: o melhor do 25 de Abril Gulbenkian CESOP

Liberdade e Direto de voto: o melhor do 25 de Abril

O Estudo de Opnião da Católica-CESOP para a Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Mário Soares - Maria Barroso

... > 

 

Legislativas 2022. Projeção do CESOP- Universidade Católica Portuguesa para a RTP

A projeção da Universidade Católica Portuguesa para a RTP
... > 

Legislativas 2022.

Sondagem política realizada entre os dias 6 e 10 de janeiro de 2022 para a RTP, Antena1 e jornal PúBlico

 Intenção de voto nas Legislativas 2022. Inquérito realizado entre os dias 6 e 10 de janeiro de 2022

 

RTPAntena 1PúblicoCatólica-CESOP

... > 

Reportagem da Procuradora do Telespectador da RTP, Ana Sousa Dias, sobre a forma de conhecer as atitudes ou opiniões de uma população a partir de uma amostra representativa da população. 

A sondagem política é tema no programa Voz do Cidadão.

Entrevista ao Diretor da Católica-CESOP Ricardo F. Reis de Ana Sousa Dias, Procuradora do Telespectador da RTP em 8 de janeiro de 2022

... > 

António José Teixeira e Ricardo Reis analisam os resultados da sondagem da Católica-CESOP na RTP3

António José Teixeira Diretor de Informação da RTP e Ricardo Reis Diretor da Católica - CESOP

No dia em que a RTP, a Antena 1 e o jornal PÚBLICO divulgam os resultados da sondagem realizada pela Católica-CESOP, entre os dias 28 de dezembro de 2021 e 5 de janeiro de 2022, sobre as Eleições Legislativas 2022, António José Teixeira, Diretor de Informação da RTP, e Ricardo Reis, Diretor do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa, analisam os números no programa 360º da RTP3.

 

 

... > 

 

Sondagem Social e Política do CESOP - Católica Sondagens para a RTP e para o Público realizada entre os dias 9 e 15 de julho de 2021

A Situação geral do país, Avaliação do Governo, do Líder da oposição e do Presidente da Républica; Resposta à pandemia, Uso de máscara, Acesso aos cuidados de saúde, As Experiências da pandemia, Vacina, Teletrabalho, Consumos, Emprego, Rendimento e Férias foram os temas abordados na Sondagem Social e Política do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa para a RTP e o jornal PÚBLICO, em julho de 2021. 

CESOPRTPPúblico

 

... > 

 

Sondagem Social e Política do CESOP - Católica Sondagens para a RTP e para o Público realizada entre os dias 3 e 7 de maio de 2021

A Intenção de voto em Legislativas, Avaliação do Presidente e Governo, Resposta à pandemia, Confiança na vacinação, Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Emprego e Rendimento, Férias e Turismo, foram os temas abordados na Sondagem Social e Política do CESOP - Universidade Católica Portuguesa para a RTP e o jornal PÚBLICO, em maio 2021. 

CESOPRTPPúblico

 

... > 

 

Presidenciais 2021. Projeção do CESOP-Católica Sondagens para a RTP

"Marcelo Rebelo de Sousa consegue entre 57 a 62% dos votos"

"Ana Gomes consegue entre 13 e 16% dos votos"

eleições presidenciais 2021. Projeção do CESOP-Católica Sondagens para a RTP

 

 

... > 

 

A SONDAGEM SOCIAL E POLÍTICA DO CESOP - CATÓLICA PARA A RTP E PARA O PÚBLICO REALIZADA ENTRE OS DIA 11 E 14 DE JANEIRO DE 2021

CESOP-Católica SondagensRTPPúblico

 

Aceda aqui aos resultados

... > 

CESOP realiza  dois grandes estudos na Guiné-Bissau em parceria com as Nações Unidas para a Consolidação da Paz e PNUD

 

No âmbito do projecto Impulsionar o sector dos média para maior paz e estabilidade na Guiné-Bissau, implementado entre 2018 e 2020 pelo Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), financiado pelo Fundo das Nações Unidas para a Consolidação da Paz (PBF), desenvolveu o CESOP-Universidade Católica Portuguesa dois grandes estudos sobre os media em Guiné-Bissau, apresentados em conferência de imprensa, no dia 23 de dezembro de 2020, no Centro Profissional de Jornalismo em Quelelé.  

... > 

  RTP  

Compilamos aqui, a lista de notícias que referem ou apresentam os estudos recentes do CESOP- Católica Sondagens sobre o impacto da pandemia em Portugal, bem como os registos vídeos de duas conferências digitais dedicadas à apresentação das edições do estudo “COVID-19 E OS PORTUGUESES - A Vida em tempo de quarentena”, realizadas em períodos chaves de combate à COVID-19 no país: em abril, no período de confinamento dos Portugueses e em maio, no arranque do seu desconfinamento.

... > 

Eleições dos açores 2020

A primeira sondagem à boca das urnas em contexto pandémico

Açores 2020 Projeção CESOP-Católica/RTP

Açores 2020 Projeção CESOP-Católica/RTP

A sondagem à boca das urnas da Católica-CESOP para a RTP em dia de Eleição para Assembleia Legislativas da Região Autónoma dos Açores foi realizada nas ilhas de São Miguel e Terceira. Foram selecionadas vinte e quatro freguesias dos dois círculos eleitorais com maior número de eleitores, de modo a garantir que as médias dos resultados eleitorais das últimas eleições nesse conjunto de freguesias (ponderado o peso eleitoral de cada freguesia) estivessem a menos de 1 ponto percentual dos resultados das candidaturas mais votados em cada eleição. Os inquiridos foram selecionados aleatoriamente à saída dos seus locais de voto e foi-lhes pedido uma simulação de voto em urna. Foram obtidos 8568 inquéritos válidos. A taxa de resposta foi de 84%.

Projeção CESOP-Católica/RTP Açores 2020

Reveja aqui os resultados, as reações e os comentários na emissão especial da RTP Açores em Noite Eleitoral com os jornalistas Rui Goulart, João Simas e Roberto Morais.

Notícias complementares aqui

... > 

RTP Açores 2020

Sondagem pre-eleitoral açores 2020

A sondagem pré-eleitoral Católica-CESOP para a RTP foi realizada entre os dias 17 e 18 de outubro de 2020 em 24 freguesias da Região Autónoma dos Açores. Foram obtidos 3159 inquéritos válidos.

 O universo alvo é composto pelos indivíduos com 18 ou mais anos recenseados eleitoralmente e residentes na Região Autónoma dos Açores (R.A.A). Foram selecionadas vinte e quatro freguesias dos dois círculos eleitorais com maior número de eleitores (São Miguel e Terceira), de modo a garantir que as médias dos resultados eleitorais das últimas eleições nesse conjunto de freguesias (ponderado o peso eleitoral dos seus círculos de pertença) estivessem a menos de 1 ponto percentual dos resultados das candidaturas mais votados em cada eleição. Os domicílios em cada freguesia foram selecionados por caminho aleatório e foi inquirido presencialmente em cada domicílio o próximo aniversariante recenseado eleitoralmente. Todas as entrevistas foram efectuadas com recurso a tablet, repondendo os inquiridos à sua opção de voto de forma totalmente confidencial. Foram obtidos 3159 inquéritos válidos, sendo 63% dos inquiridos mulheres. Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição de eleitores residentes na Região por sexo, escalões etários, e freguesia na base dos dados do recenseamento eleitoral e das estimativas do INE. A taxa de resposta foi de 67%. A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 3159 inquiridos é de 1,7% com nível de confiança de 95%.

Resultados e informações complementares aqui .

... > 

CESOP-Católica Sondagens        RTP  

Eleições Legislativas 2019

Consulte a ficha técnica da sondagem à boca da urna aqui

 

RTP         

Eleições da Madeira 2019

A sondagem à boca das urnas da Católica-CESOP para a RTP em dia de Eleição para Assembleia Legislativas da Região Autónoma da Madeira volta a "acertar em  cheio" nos intervalos e a "premiar uma vez mais, a RTP com um bom trabalho", reconhecimento de António José Teixeira na Edição Especial Madeira 2019 na RTP3.

Projeção Madeira´19    

Esta sondagem foi realizada pelo CESOP-Universidade Católica Portuguesa para a RTP no dia 22de setembro de 2019. O universo alvo é composto pelos votantes na eleição para a Assembleia Legislativa da região Autónoma da Madeira. Foram selecionadas dezanove freguesias do R.A.M. de modo a garantir que as médias dos resultados eleitorais das últimas eleições nesse conjunto de freguesias (ponderado o peso eleitoral de cada freguesia) estivessem a menos de 1 ponto percentual dos resultados das cinco candidaturas mais votados em cada eleição. Os inquiridos foram selecionados aleatoriamente à saída dos seus locais de voto e foi-lhes pedido uma simulação de voto em urna. Foram obtidos 6406 inquéritos válidos. A taxa de resposta foi de 66.2%.

 

 

   

Sondagem eleições da Madeira 2019

Nos dias 14 e 15 de setembro de 2019, a Católica-CESOP realizou uma sondagem pré-eleitoral para as eleições regionais da Madeira 2019, encomendada pela RTP Madeira. Foram obtidos 1375 inquéritos válidos em 18 freguesias da Região Autónoma da Madeira.

Os resultados revelam uma vitória do PSD com uma percentagem de intenções de voto entre os 35% e os 41%, seguido pelo PS com intenções de voto entre os 26% e 32%.

Os documentos relativos à sondagem estão disponíveis nos links seguintes:

 

   

Eleições da Madeira 2019

A sondagem Católica-CESOP para a RTP Madeira foi realizada entre os dias 14 e 15 de setembro de 2019 em 18 freguesias da Região Autónoma da Madeira.

Resultados e informações complementares aqui.

 

   

Projeção Eleições Europeias 2019 da Católica-CESOP

A sondagem Católica-CESOP realizou a projeção das eleições europeias 2019 para a RTP no dia 26 de maio.

Resultados e mais informações aqui.

 

   

As sondagens políticas da Católica-CESOP

A sondagem Católica-CESOP para a RTP e Público foi realizada entre os dias 16 e 19 de maio de 2019.

Análise de João António, Investigador, Responsável técnico pelas sondagens Católica-CESOP: Uma sondagem não é mais do que um retrato da realidade.

Leia aqui a análise na íntegra.

 

UCP em projeto financiado pela British Academy - "Beliefs, Values and Worldviews at Work"


A Universidade Católica Portuguesa, através de uma participação colaborativa entre o CESOP e o CIEP, associou-se à Goldsmiths University of London.

... > 

Formação sobre Organizações sustentáveis


A Católica CESOP realizou mais uma ação de formação subordinada ao tema “organizações sustentáveis”, dirigida às equipas de técnicos minicipais, integrantes na rede de municípios CESOP-Local, nos passados dias 19 e 21 de Setembro, na Universidade Católica do Porto e de Lisboa.

... > 

 Cascais Lança o projeto “Cacais 2030, Objetivos desenvolvimento sustentável”

A câmara de Cascais lançou ,no passado dia 21 de Setembro, o projeto Cascais 2030.

... > 

  Cascais lança projeto ODS2030

 

O coordenador do projeto CESOP-Local, José Fidalgo irá estar presente na conferência “Objectivos Globais, Acções locais: Não deixar ninguém para trás”, na qual se irão debater os principais desafios da ODS2030 e da sua implementação pelos municípos. 

... > 

CESOP-Local volta a dar formação às autarquias

O Centro vai dar nova formação a autarquias, desta vez dedicada às Organizações Sustentáveis.

 

 

... > 

Àgueda torna-se o décimo nono município a aderir ao projeto CESOP-Local/Territórios Sustentáveis

O município de Àgueda formalizou o seu interesse no projeto CESOP/Territórios Sustentáveis ao assinar a carta de compromisso, tornando-se assim o décimo nono município a aderir ao projeto. A cerimónia de assinatura aconteceu em Àgueda, no dia 3 de Agosto.

... > 

 Universidade Católica assina protocolo com APQ (Associação Portuguesa para a Qualidade)

Foi assinado um protocolo entre a Universidade Católica-CESOP e a Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), na passada quinta feira, dia 19, na sede da APQ. d

... > 

  Universidade Católica/ CESOP assina protocolo com DGAEP

 Foi assinado um protocolo de colaboração entre a Universidade Católica Portuguesa/ CESOP e a DGAEP no âmbito do projeto Territórios Sustentáveis. A cerimónia, que ocorreu no dia 5 de julho, foi presidida pela Sra. Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Professora Doutora Isabel Capeloa Gil, e pela Sra. Diretora Geral da DGAEP, Dra. Maria Joana Ramos.

... > 

formação a técnicos municipais

imagem da formação

O CESOP-Local realizou duas ações de formação, nas instalações da Universidade Católica de Lisboa e Porto, nos dias 6 e 8 de junho respetivamente.

... > 

 

 

 

 

 

CESOP-Local apresenta projeto que promove territórios sustentáveis

23 Camâras Municipais assistiram, ontem dia 21 de março, à apresentação pública do projeto territórios sustentáveis do CESOP-Local que promove a ligação entre Câmaras Municipais tendo em  vista a existencia de territórios mais sustentáveis.

A sessão foi presidida pelo Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, e pela Reitora da Universidade Católica, Isabel Capeloa Gil, e contou com a presença de André Azevedo Alves, director do CESOP, e José Fidalgo, Coordenador do projeto.

... > 
 
Sessão Pública de Apresentação do projeto CESOP-Local/ Territórios Sustentáveis
 
Inscrições até 17 de março
 
 

O projeto CESOP-Local/ Territórios Sustentáveis será apresentado, em sessão pública, na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, no próximo dia 21 de março, pelas 15:00 horas. Contará com a presença do Ministro adjunto, Doutor Eduardo Cabrita, do Presidente da Associação Nacional de Municípios, Doutor Manuel Machado e da Reitora da Universidade, Isabel Capeloa Gil.

... > 
Territórios Sustentáveis – ação de formação na Horta 

Um workshop sobre Territórios Sustentáveis, desenvolvido pela equipa do CESOP-Local, realizou-se na cidade da Horta nos dias 30 e 31 de janeiro.  

Esta ação de formação foi feita a pedido da Câmara Municipal da Horta. Teve como objectivo garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa na comunidade. Estiveram presentes técnicos, dirigentes e eleitos de vários organismos municipais e regionais com sede nas ilhas do Faial e do Pico.

... > 

AS SONDAGENS POLÍTICAS DA CATÓLICA-CESOP

Nos dias 25, 26, 27 e 28 de novembro foram divulgados na RTP, na Antena 1, no Jornal de Notícias e no Diário de Notícias os resultados da mais recente sondagem política realizada pelo CESOP. Esta sondagem revela um quadro geral de avaliação positiva da ação do Governo e do Presidente da República. Mostra também uma maioria otimista e confiante quanto à melhoria das condições económicas.

Poderá ver o relatório com toda a informação no site da ERC  .

Algumas notícias relacionadas:

RTP: Sondagem da Católica mostra PS à beira da maioria absoluta  

JN: PS próximo de maioria absoluta e PSD perto de mínimo histórico

DN: Um ano depois, o PS quase podia dispensar os parceiros

 

 

ENCONTRO-DEBATE (mesa redonda) - 31 março

No passado dia 31 de março a Católica-CESOP organizou um encontro-debate sobre a “A importância das pessoas na dinâmica dos territórios”. A sessão, que começou pouco depois das 18h00 e só terminou já perto das 21h00, foi bastante concorrida e participada. O encontro começou com a apresentação dos primeiros resultados de um estudo, realizado pela equipa do CESOP-Local, sobre participação dos cidadãos segundo a perspetiva de autarcas e cidadãos.
... > 

 

PROJEÇÕES - ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2016

A CATÓLICA –CESOP fez duas sondagens a propósito das eleições presidências, depois de ser conhecida a lista oficial de candidatos. Tanto na primeira como na segunda, as estimativas da CATÓLICA –CESOP acertaram na votação do vencedor, na margem de vitória e na ordem relativa dos candidatos.   

... > 

Topo
Logotipo Acessibilidades

CESOP - Centro de Estudos e Sondagens de Opinião
Tel.: (+351) 217 214 040
Fax: (+351) 217 275 188
E-mail: cesop@cesop.lisboa.ucp.pt
Web: www.cesop.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu