Q: Como colocar uma mensagem de "Fora do Escritório"/"Out Of Office" em caixas de correio partilhadas?
R: Para ativar/desativar a mensagem de "Fora de Escritório" numa caixa de correio partilhada deverá fazê-lo no sistema de webmail para colaboradores e docentes, disponível no endereço https://mailstaff.lisboa.ucp.pt .
-Após entrar no sistema, no canto superior direito pressione no ícon que representa o perfil do utilizador e escolha a opção "Abrir outra caixa de correio..." |
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-Em seguida, preencha o formulário com o endereço da caixa de correio partilhada e escolha "Procurar no Diretório". |
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-Carregue em abrir e será redirecionado para a página referente à caixa de correio partilhada. |
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-Uma vez na caixa de correio partilhada, no canto superior direito pressione o icon com uma roda dentada e escolha a opção "Respostas automaticas" | "Automatic replies". |
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-Em seguida preencha o formulário de ativação/desativação de mensagem de 'Fora de Escritório' finalizando a operação pressionando o botão 'OK' no topo da nova janela. |
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Q: Como aceder a contas de email partilhadas depois da minha conta de email migrar para o Office365?
R: Em Lisboa/Sede para os casos de utilizadores que tenham tido a sua conta de email migrada para o Office 365 e tenham deixado de conseguir aceder às contas de email partilhadas existem duas formas de aceder às mesmas:
-Aceder ao webmail do sistema de correio da Sede para cada uma das contas partilhadas através do endereço https://mailstaff.lisboa.ucp.pt/owa/«endereço de email da shared mailbox».
-Configurar manualmente as contas partilhadas no Outlook, para isso ir a: Account Settings->More Settings->Advanced, em seguida adicionar manualmente as shared mailboxes introduzindo os endereços de email de cada uma delas.
Em ambos os casos quando for pedido um login e password para abrir as contas deverá ser usado o mesmo login que é usado para aceder ao domínio CATOLICA-SEDE.
Q: Como colocar uma mensagem de "Fora do Escritório"/"Out Of Office"?
R: Para ativar/desativar a mensagem de 'Fora do Escritório' deverá fazê-lo no sistema de webmail para colaboradores e docentes, disponível no endereço mailstaff.lisboa.ucp.pt.
-Após entrar no sistema, no canto superior direito pressione o icon com uma roda dentada e escolha a opção "Respostas automaticas" | "Automatic replies".
-Em seguida preencha o formulário de ativação/desativação de mensagem de 'Fora de Escritório' finalizando a operação pressionando o botão 'OK' no topo da nova janela.
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Q: Como é que posso ter acesso à conta de e-mail do departamento X (Ex. df@lisboa.ucp.pt da direção financeira, sesc@lisboa.ucp.pt dos serviços escolares, etc.) que tinha configurada antes?
R: No Microsoft Outlook (Windows), irão aparecer de forma automática.
No Webmail, clicar com o botão direito do rato sobre a pasta com o seu nome e selecionar "Add shared folder | Adicionar pasta partilhada" e na caixa apresentada, introduzir o endereço de e-mail da conta pretendida.
Caso considere que lhe falta o acesso a alguma conta de e-mail, contacte por favor a DSI através dos contactos disponíveis.
Q: No Webmail acedido através dos "browsers" dos dispositivos móveis não se consegue adicionar uma "shared mailbox"?
R: Num computador adicionar a "shared mailbox" a partir de um "browser" suportado (Internet Explorer 11, Microsoft Edge, Firefox 12 ou superior, Safari 5.0 ou superior, Chrome 18 ou superior) e depois atualizar a página no "browser" do dispositivo móvel.
Q: Como abrir uma "shared mailbox" em Microsoft Oulook para macOS e OS/X?
R: Deverá ser seguido o procedimento indicado pela Microsoft disponível no link "How to open a shared folder or mailbox in Outlook for Mac" (disponível apenas em inglês).
Q: Como configurar uma "shared mailbox" via IMAP (dispositivos máveis)?
R: Para adicionar uma "shared mailbox" num dispositivo quando a mesma não surge de forma automática, essa tem de ser adicionada com configuração IMAP. Configuração testada em cliente nativo Android 5.1.1 em Samsung Galaxy Grand Prime e cliente Apple Mail com IOS 7.1.2 em IPhone 4.
Definições do IMAP para a configuração: |
EMAIL ADDRESS: |
(e-mail da conta partilhada, ex.: geral@lisboa.ucp.pt) |
IMAP SERVER: |
mailstaff.lisboa.ucp.pt (SSL porta 993) |
SMTP SERVER: |
mailstaff.lisboa.ucp.pt (TLS porta 587) |
- Android 5.1.1 |
|
mailstaff.lisboa.ucp.pt (SSL porta 587) |
- IOS 7.1.2 |
USERNAME: |
xxxxx@[domínio UCP].ucp.pt\geral@lisboa.ucp.pt
(“e-mail do utilizador” \”e-mail da conta partilhada”) |
PASSWORD: |
password (do utilizador) |
Para o SMTP a autenticação é diferente (!!!): |
USERNAME: |
credencial de utilizador (login UCP) |
PASSWORD: |
password (do utilizador) |
Nota: Caso tenha dúvidas relativamente ao seu domínio UCP exato, aceda à área de Dados Pessoais e consulte o domínio indicado no campo “Nome alternativo da caixa de correio”.
Q: Como enviar um e-mail de endereços de conta de e-mail partilhadas a que tenho acesso?
R: No Microsoft Outlook (Windows, macOS e OS/X) na janela de nova mensagem, pressionar o menu "Options | Opções" e ativar a opção "From | De" no "Show Fields | Mostrar Campos". No campo "From | De" escolher o valor "Other E-mail address... | Outro Endereço de E-mail...", de seguida inserir o endereço de remetente da conta partilhada a que tem acesso.
Q: Não consigo enviar e-mail massivo a partir de um endereço do serviço (Ex. df@lisboa.ucp.pt). Como faço?
R: Deverá apresentar o seu pedido à DSI.
Q: Como alterar o nome que aparece no destino junto ao meu endereço de e-mail?
R: Deverá alterar o seu "Display Name | Nome Usual" na página de mudança de dados pessoais para o nome pretendido.
Q: Alterei o meu endereço de e-mail e não consigo ligar-me ao servidor
R: Deverá configurar o seu cliente de e-mail com o novo endereço de e-mail (ver documentação)
Q: As mensagens recebidas de fontes conhecidas vão para a pasta "Junk Email". Como corrijo a situação?
R: Adicionar os endereços classificados como "junk | Lixo" aos "safe senders | Remetentes seguros". No Microsoft Outlook (Windows, macOS e OS/X) clicar com o lado direito do rato em cima do mail enviado pelo utilizador "bloqueado" e selecionar "Never block sender | Nunca Bloquear Remetente".
Q: Como marcar e bloquear correio indesejado (spam)?
R: No Microsoft Outlook (Windows, macOS e OS/X) clicar com o lado direito do rato em cima do mail recebido que pretende bloquear, selecionar "Junk | Lixo" e escolher "Block Sender | Bloquear Remetente".
IMPORTANTE: Esta ação não é local, isto é, poderá vir a bloquear este remetente para toda a Sede da Universidade.
Q: Onde ficam guardados os e-mails enviados?
R: Com o serviço Exchange, os e-mails enviados ficam guardados na pasta "Sent Items | Itens Enviados"
Q: Onde encontro os meus e-mails enviados anteriormente (antes da activação do Exchange)?
R: No Microsoft Exchange, existe uma pasta denominada "Sent" na qual estão arquivados todos os e-mails enviados anteriormente, no sistema antigo, a pasta está disposta na lista de pastas do e-mail por ordem alfabética (tipicamente no final da listagem). Os novos e-mails enviados são arquivados na pasta "Sent Itens | Itens Enviados" disponível no topo da lista das pastas do e-mail. Pode mover os itens da pasta antiga (Sent) para a pasta nova, para grandes volumes de informação, esta operação poderá demorar um pouco.
Q: As mensagens são agrupadas em conversação quer no Webmail quer no Outlook, mas pretendo visualizar as mensagens individualmente. Como faço?
R: No Webmail, numa das pastas, seleccionar "Filter->Show as->Messages | Filtro->Mostrar como-> Mensagens".
No Outlook, ir ao menu "View | Ver" e desmarcar a opção "Show as Conversations | Mostrar como Conversações"
Q: Onde estão os contactos do "Address Book"?
R: Configurar o "Address Book" das "Personal Folders" para permitirem a visualização na lista de contactos. Para essa configuração aceder aos contactos (ícone com pessoa) na barra inferior do lado esquerdo do ecrã (do Microsoft Outlook), clicar com o botão direito do rato em cima da linha de contactos que queremos adicionar; escolher "Properties | Propriedades", aceder à lingueta "Outlook Address Book | Livro de endereços do Outlook" e colocar o visto em "show this folder | Mostrar esta pasta como um Livro de Endereços de e-mail".
Q: Qual o espaço que o meu e-mail está a ocupar?
R: No Microsoft Outlook (Windows) pressionar o menu "File | Ficheiro", deverá estar presente uma barra indicando o espaço total da sua caixa de correio, bem como, o espaço ocupado.
No Webmail, pressionar o botão com a roda dentada no canto superior direito, escolher a opção "Options | Opções", no menu escolher "General | Geral"->"My account | A minha conta", nesse menu estará disponível uma barra indicando o espaço total da caixa de correio, com o espaço ocupado.
Q: Como recuperar e-mail removidos da pasta "Deleted Items | Itens Eliminados"?
R: Os e-mails removidos da pasta "Deleted Items | Itens Eliminados" são passíveis de recuperação durante um período de 14 dias. Para recuperar e-mails eliminados da pasta "Deleted Items | Itens Eliminados" no Microsoft Outlook, posicionar-se na pasta "Deleted Items | Itens Eliminados", na barra de ferramentas clicar na opção "Recover Deleted Items from Server | Recuperar Itens Excluídos do Servidor".
Q: Como alterar o volume de email a manter "offline"?
R: Por padrão, o Microsoft Outlook configura as contas de Microsoft Exchange para sincronizar apenas 12 meses do seu email Para alterar este comportamento seguir o próximos passos:
- Ir a File->Account Settings->Account Setting.
- Selecionar a sua conta Microsoft Exchange, clicar Change.
- Em Offline Settings, mova o controlo deslizante para o tempo desejado.
Por exemplo se mover o controlo deslizante para 3 meses, somente os emails dos últimos três meses serão sincronizados com o arquivo do servidor Exchange. Itens com mais de 3 meses residem apenas na sua caixa de correio no servidor. Esta configuração pode ser alterada a qualquer momento. Cached Exchange Mode terá de estar ativado para dispor desta funcionalidade.