BUJPII - Biblioteca Universitária João Paulo II
Pagina Inicial
Portal UCPPortal UCPAlunosAlunosDocentesDocentesWebmailWebmail
Início | Voltar | Imprimir

Estrutura Orgânica

 

 

Direção

 

Gestão do Sistema de Informação

Serviço Receção e Empréstimos

Departamento de Aquisições

Departamento de Catalogação

Departamento de Periódicos

Departamento de Doações

Centro de Documentação Europeia

Centro de Documentação de Enfermagem

 

Organigrama

 

Direção

Para garantir a sua independência, a BUJPII está hierarquicamente colocada sob dependência direta da Reitoria, sendo a sua adequação aos interesses das várias Faculdades assegurada pelo Conselho de Biblioteca, onde estas estão formalmente representadas.

Por Delegação do Reitor, um dos Vice-Reitores (habitualmente o que tem a seu cargo os assuntos académicos) é o Professor Bibliotecário.

Até nomeação do novo Diretor a gestão corrente da biblioteca está a cargo das bibliotecárias, Margarida Vilhena, Vera Gago, Ana Folque e Adelaide Abrantes em regime de rotatividade mensal.

Who's who?

Responsáveis da Gestão corrente da BUJPII em 2017

Margarida Vilhena 

janeiro 

(+351) 217 214 017 - ext. 3137 

mvc@lisboa.ucp.pt 

Vera Gago fevereiro (+351) 217 214 016 - ext. 3341 

vlg@lisboa.ucp.pt 

Ana Folque 

março (+351) 217 214 016 - ext. 3235

afg@lisboa.ucp.pt 

Adelaide Abrantes  abril (+351) 217 214 016 - ext. 3237  

aca@lisboa.ucp.pt 

  

Gestão do Sistema de Informação

Desde 2007 que a BUJPII optou por ter as suas áreas tecnológicas geridas em regime de consultoria externa.

São funções deste serviço:

  • administração dos Sistemas Integrados de Gestão de Biblioteca existentes na BUJPII;
  • gestão do equipamento informático e software específico da Biblioteca e respetivos orçamentos;
  • administração da presença da Universidade na Plataforma de Curricula DeGóis e funcionar como focal point dos contatos com a mesma;
  • administração (tanto central como da região de Lisboa) do Repositório Institucional da Universidade - Repositório Institucional Veritati - e coordenação da equipa da BUJPII para o Repositório;
  • gestão técnica da participação da UCP na B-On e funcionar como focal point dos contatos com a mesma;
  • gestão técnica das bases de dados e periódicos eletrónicos assinadas pela Universidade em Lisboa e a nível central;
  • coordenação da equipa da BUJPII encarregada da presença online da Biblioteca no website da Universidade;
  • representação da Universidade nos eventos externos - colóquios, fóruns, congressos, etc., relacionados com as funções desempenhadas na BUJPII;
  • formação dos utilizadores internos da Biblioteca sobre os projetos cuja gestão tem a ser cargo, assim como dos utilizadores académicos de Lisboa do DeGóis e do Repositório Institucional;
  • produção de informação de gestão para o Diretor Executivo da BUJPII, para o Professor Bibliotecário e para a Reitoria, e emissão de pareceres sobre as áreas administradas quando solicitado.

Who's who?

Contato: Fernando Vajá
Telefone: (+351) 217 214 019 - ext. 3139
e-mail

fav@lisboa.ucp.pt ; repositorio@lisboa.ucp.pt



Serviço Receção e Empréstimos

A BUJPII dispõe de dois balcões de receção, um no 3º e outro no 4º piso. O acesso à BUJPII será feito exclusivamente através do balcão de entrada do 3º piso, onde sempre que tal seja solicitado deverá ser apresentado o cartão de leitor devidamente atualizado.

Ao balcão do 3º piso compete:

  • controlar as entradas dos utentes,
  • prestar informações sobre o funcionamento da Biblioteca e eventual reencaminhamento dos utentes,
  • fazer a verificação das obras que saem para empréstimo domiciliário e respetiva desmagnetização,
  • gerir os gabinetes de estudo.

A BUJPII não disponibiliza serviço de bengaleiro. Os utentes podem entrar com pastas, mochilas, carteiras e o seu próprio material de trabalho, mas não com chapéus-de-chuva que deverão ser deixados nos potes existentes à entrada da biblioteca. A BUJPII não assume qualquer responsabilidade pela guarda dos mesmos.

 A entrada está equipada com um mecanismo de deteção e alarme de furtos, pelo que qualquer obra que tenha sido requisitada para leitura domiciliária, e que por isso possa sair das instalações, deverá ser previamente entregue aos funcionários  da receção, a fim de ser desmagnetizada.

No 4º piso da biblioteca funciona, em balcão próprio, um departamento de atendimento, que prestará aos leitores informações de caráter geral e onde se processam também os empréstimos domiciliários.

Ao balcão do 4º piso compete:

  • prestar esclarecimentos aos utentes sobre a pesquisa no catálogo e localização das estantes e obras,
  • assegurar o processamento dos empréstimos domiciliários.

Além do apoio prestado por este departamento específico, todos os funcionários da BUJPII atenderão os utentes que necessitarem de esclarecimentos sobre os fundos bibliográficos e documentais bem como sobre os links (ligações) com outras bibliotecas nacionais ou estrangeiras.

 Who's who?

Responsável: Ricardo Cunha
Equipa: Amélia Oliveira, Helena Ribeiro, José Zacarias e João Matias
Telefone: (+351) 217 214 011 (dir.)
e-mail

rcunha@lisboa.ucp.pt


FAQ

 

Departamento de Aquisições 

O crescimento do fundo bibliográfico da BUJPII faz-se através de compras, ofertas ou permutas. O departamento de Aquisições tem por função preparar e processar as compras de material bibliográfico para o fundo da BUJPII.

As compras, sejam de material em suporte papel (livros ou periódicos) ou de qualquer outro tipo, são feitas pelas diversas Faculdades e cursos, que nos respetivos orçamentos anualmente afetam para este efeito as verbas que entendem convenientes.

Qualquer utente da BUJPII pode fazer sugestões de aquisição, que este departamento recolhe e depois leva à consideração do Professor que tem a seu cargo a respetiva área temática, com uma informação sobre eventual existência dessa obra no fundo da biblioteca.

Depois de o Professor ter autorizado a aquisição, o departamento de Aquisições processa administrativamente a compra, procedendo à encomenda e acompanhando a respetiva faturação. 

Quando a obra encomendada é recebida, o departamento de Aquisições verifica a conformidade com a encomenda, notifica a pessoa que sugerir a sua compra, e envia a obra para o departamento de Catalogação, para tratamento.  

Who's who ?

Responsável: Mónica Ricou Névoa 
Equipa: Ilda Gonçalves
Telefone: (+351) 217 214 016 - ext. 3134
e-mail: mrn@lisboa.ucp.pt

FAQ

 

Departamento de Catalogação 

O departamento de Catalogação assegura o tratamento técnico das monografias e outras espécies bibliográficas não periódicas que constituem o fundo bibliográfico da BUJPII.

Uma vez recebida, a obra é recolhida pelo departamento de Catalogação, que procede ao seu tratamento técnico: ou seja, descrição em termos de formato Unimarc, de forma a constituir registos informáticos que depois de revistos são integrados no catálogo

Estão incluídos no catálogo geral disponibilizado pela BUJPII todas as obras que constituem o fundo bibliográfico reunido pela Sociedade Científica de Goerres - embora não sejam propriedade da UCP (estão apenas depositadas).

Estão também tecnicamente tratados os fundos bibliográficos de outras unidades da UCP:  CEPCEP, CERC, CEFi e IEP. Estes permanecem arrumados nos respetivos centros, passando os títulos a constar no catálogo geral da BUJPII - através da qual pode ser solicitada a sua consulta e empréstimo (nos termos livremente decididos pela entidade proprietária).

Who's who?

Responsável:  Adelaide Abrantes
Equipa: Agostinho Macau, Cristina Afonso, Helena Ribeiro e Isabel Gomes
Telefone: (+351) 217 214 016 - ext. 3237
e-mail aca@lisboa.ucp.pt

FAQ

 

departamento de Periódicos 

O departamento de Periódicos assegura o tratamento técnico das publicações periódicas (revistas e alguns jornais) que constituem o fundo bibliográfico da BUJPII ; além de proceder à descrição bibliográfica dos títulos (assinados, ou recebidos por permuta e oferta), assegura também o controle das colecções.

Quando os novos fascículos chegam, o departamento de Periódicos procede à sua identificação, anota a sua chegada no ficheiro de existências, e verifica se existiu alguma falha na continuidade da coleção, procedendo à reclamação do número em falta quando disso for caso.

O departamento de Periódicos garante o atendimento dos utentes para tudo o que diga respeito a publicações periódicas, incluindo a respetiva requisição para leitura domiciliária.

É também este departamento que assegura a disponibilização das bases de dados online ou em CD-ROM.

Os técnicos deste departamento asseguram também o serviço de ILL-Inter Library Loan (Empréstimo Interbibliotecário)

Who's who?

Responsável: Margarida Vilhena 
Equipa: Isabel Nazareth; Carla Oliveira e Luisa Queirós
Telefone: (+351) 217 214 017 - ext. 3137 
e-mail mvc@lisboa.ucp.pt 

FAQ

 

departamento de Doações

Para tratamento   documental das bibliotecas memoriais e de outros fundos doados à Universidade Católica Portuguesa, criou-se em 1991 o Serviço de Doações.

São consideradas bibliotecas "memoriais" alguns fundos que foram aceites com a condição de ficarem juntos e em espaço próprio. É o caso das bibliotecas António Sardinha, Campos Pereira, Martins de Carvalho, Eduardo Coelho e Seminário dos Inglesinhos. Está também inventariado e arrumado em espaço próprio o fundo doado pela Nunciatura Apostólica. À medida que vão sendo tratadas, as bibliotecas memoriais passam a constar do catálogo geral da BUJPII, embora se mantenham fisicamente arrumadas em espaços separados.

As bibliotecas memoriais no seu conjunto têm o estatuto de fundo reservado; este estatuto não impede a possibilidade de consulta local e mesmo de empréstimo, que no entanto deve ser apreciado em cada caso concreto.

Os fundos provenientes de outras doações, depois de tratados (incluindo registo da proveniência e afixação de um ex-libris identificativo), são dispersos e integrados nas respetivas áreas temáticas.

Estão igualmente integrados assim acessíveis os fundos provenientes das doações Sousa Franco, Silva Rego, Rodrigues Cavalheiro, Almeida e Sá, Ruy Cinatti, Moreira das Neves, Fernando Silva,  Bustorff Silva, Almeida Loureiro, Andrés Romero, Reis Brasil, Correia de Paiva, Sanches Baena, Cabedo e Lencastre, Fernanda Granado, Felicidade Alves, Paulo Sendin, Bayão-Horta, Cunha Ferreira, Fernando Gilot, Maria Laura Sottomayor , José Manuel Sottomayor, Calheiros Veloso, Cortez Liberato, Luís Filipe Tomás, Armanda Esteves, João Franco, Glória Leitão, Glória Garcia, Ernâni  Lopes e Amaral Oliveira.

Está neste momento em curso o tratamento da doação Moreno Mendiguren.

Who's who?

Responsável:  Vera Gago
Equipa:  Nuno Ponces; Marlene Couceiro e Sílvia Parreira 
Telefone:  (+351) 217 214 016 - ext. 3341
e-mail:  vlg@lisboa.ucp.pt 

FAQ

 

Centro de Documentação Europeia 

O Centro de Documentação Europeia - CDE é um serviço especializado no tratamento, pesquisa e disponibilização de documentação produzida pelas Instituições e Organismos comunitários, e atendimento dos respetivos utentes específicos.

Para além das publicações oficiais, existem no CDE outros documentos (monografias, periódicos e bases de dados) de índole europeia. Todo o acervo é pesquisável no catálogo geral da BUJPII. O fundo não está em acesso direto, encontrando-se num espaço próprio, no 3º piso, junto ao gabinete dos periódicos.

Toda a documentação europeia é indexada pelos Tesauros Eurovoc e ECLAS. Nalguns casos é possível o acesso online ao documento através do registo bibliográfico.

O CDE promove a difusão das políticas e temáticas europeias, com a distribuição gratuita de brochuras e desdobráveis, num expositor para o efeito, instalado na escadaria de acesso à entrada da BUJPII.

Pontualmente, o CDE organiza ações de esclarecimento, seminários e eventos diversos para fomentar o interesse pela UE.

Who's who?

Responsável: Ana Folque 
Equipa:  Ricardo Cunha 
Telefone: (+351) 217 214 016 - ext. 3339 
email:  afg@lisboa.ucp.pt 

 FAQ



Centro de Documentação de Enfermagem

A Biblioteca Universitária João Paulo II - Enfermagem é apenas uma secção especializada da Biblioteca Universitária João Paulo II, biblioteca central e única da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa.

A BUJPII - Enfermagem funciona em espaço próprio, pelo que aconselhamos a consulta da planta da Biblioteca. Esta unidade fornece todos os serviços que a BUJPII proporciona aos seus utilizadores, seguindo o regulamento interno da biblioteca.
 

Who's who ?

Contacto: Paula Vieira
Telefone: (+351) 217 214 013 - ext. 3133
e-mail:

pvieira@lisboa.ucp.pt


Topo
Logotipo Acessibilidades

Biblioteca Universitária João Paulo II
Universidade Católica Portuguesa
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 016

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial