BUJPII - Biblioteca Universitária João Paulo II
Pagina Inicial
Portal UCPPortal UCPAlunosAlunosDocentesDocentesWebmailWebmail
Início | Voltar | Imprimir

Receção e Empréstimo

Tipo de Obras 

Tipo de Leitores 

Regras 

 Renovação

 Reservas

 Infrações

 

A BUJPII proporciona aos seus utentes a possibilidade de emprestar monografias e periódicos, estando os mesmos sujeitos a regras específicas para cada tipo de obra e de leitor.

O catálogo da BUJPII inclui monografias e periódicos pertencentes a outras unidades académicas, e aí arrumadas. O empréstimo destas obras deverá ser solicitado aos seus proprietários que em cada caso livremente decidirão dessa possibilidade.

Tipo de Obras:

As obras existentes na BUJPII têm diversos estatutos:

1. Obras Disponíveis - todas as obras do fundo documental, que não estejam sujeitas a qualquer regime especial.

2. Obras Reservadas - em termos genéricos, todas as obras publicadas em data anterior a 1820, e as bibliotecas memoriais; igualmente reservados serão todos os exemplares considerados raros, e/ou em mau estado de conservação. Estas obras não estão disponíveis em acesso livre, encontrando-se em depósito.

3. Obras Cativas - compreendem obras de referência geral e básica, como enciclopédias, dicionários, dissertações de mestrado e teses de doutoramento da UCP, bem como obras de referência específica nas diferentes áreas. Estas obras são assinaladas com um círculo amarelo na lombada e só podem ser consultadas localmente.

4. Obras Retidas - compreendem as fontes bibliográficas das várias disciplinas dos cursos lecionados na Universidade, previamente indicados pelos docentes das várias cadeiras e cursos como sendo essenciais. Estas obras são assinaladas com um círculo verde. 

5. Regime especial das Teses e Dissertações - consulte esta alinea em documento PDF

 

 

Tipo de Leitores:

Leitores Internos - são automaticamente todos os alunos, docentes e funcionários da UCP; bem como todos os colaboradores e associados temporários que sejam como tal identificados pela unidade onde se integram.

Esta categoria de leitores é identificada pelo cartão geral da UCP.

Leitores Externos - compreendem os leitores que, não integrando qualquer dos grupos que automaticamente conferem o estatuto de leitor interno, em cada ano letivo decidam inscrever-se como leitores da BUJPII e se encontram na posse de cartão de acesso válido.

Esta categoria de leitores é identificada por cartão específico.

Investigadores - os leitores internos ou externos podem requerer este estatuto especial, o qual implica um regime de empréstimo específico (diferente nº de obras requisitáveis, e prazo de devolução). Este estatuto só fica ativo depois de o pedido ter sido deferido pela direção da Biblioteca.

Visitantes - qualquer pessoa que não seja leitor pode aceder ao serviço da Biblioteca como visitante ocasional, até um máximo de cinco visitas por ano letivo; estes visitantes não têm acesso ao serviço de empréstimo (domiciliário, ou interbibliotecário)

 

Regras:

Os leitores podem requisitar para leitura domiciliária livros e periódicos, nas seguintes condições:

  • os livros dias até um máximo de quatro (4), poderão ser emprestados para leitura domiciliária por períodos não superiores a quinze dias, com possibilidade de renovação (exceto se os mesmos tiverem sido objeto de um pedido de reserva);
  • os periódicos, até duas unidades, podem ser requisitados por um período não renovável de dois dias;
  • pode pontualmente ser autorizado o empréstimo de obras cativas;
  • as obras retidas são passivas de ser emprestadas durante os períodos de encerramento da biblioteca, sempre a partir das 18h até às 9h30 do dia seguinte. Cada leitor não poderá requisitar simultaneamente mais de duas obras desta categoria;
  • os leitores a quem seja reconhecida a situação de Investigadores podem requisitar até quinze unidades, pelo período de trinta dias.

 

Renovação:

Caso não haja um pedido de reserva colocado por outro leitor, os empréstimos podem ser renovados por novos períodos sucessivos.

 

Reservas:

Os utentes podem colocar pedidos de reserva em obras que estejam requisitadas por outro leitor, sendo informados da data em que se prevê que as mesmas voltem a estar disponíveis.
Cada utente só pode colocar um máximo de dois pedidos de reserva em obras emprestadas e não serão aceites mais de dois pedidos em simultâneo para a mesma obra.
Se no prazo de 48 horas após a devolução da obra pretendida o leitor que fez a reserva não tiver formalizado a sua requisição, perderá o seu direito de reserva sobre essa obra.

 

Infrações:

O não cumprimento dos prazos de devolução acarreta a aplicação de sanções, procedendo-se, nessa eventualidade, do seguinte modo:

Caso a obra não tenha sido entregue na data prevista, ou o empréstimo não tenha sido renovado, o sistema de gestão atribuirá automaticamente três dias de tolerância para regularização da situação; passado esse período de tolerância, haverá lugar a uma multa de €1 (um euro) por livro e por dia útil (incluindo sábados) em atraso, até um máximo de €10 (dez euros) por obra.

Decorrido este prazo, o valor da multa não aumenta, mas o leitor fica impossibilitado de requisitar qualquer obra durante um período de 30 dias, a contar da data da efetiva devolução da obra em atraso.

Em situações de manifesta gravidade, por decisão dos responsáveis da BUJPII, poderá ser bloqueado o acesso desse leitor à Biblioteca.

Em caso de extravio da obra, a mesma deverá ser reposta pelo leitor, podendo o mesmo recorrer ao serviço de Aquisições da Biblioteca para proceder a essa reposição.

 

Who's who ?

Responsável:

Ricardo Cunha 

Equipa:

Amélia Oliveira, Helena Ribeiro, João Matias e José Zacarias

Telefone:

(+351) 217 214 011 (Dir.)

e-mail

rcunha@lisboa.ucp.pt

 

 

FAQ

 

 


Topo
Logotipo Acessibilidades

Biblioteca Universitária João Paulo II
Universidade Católica Portuguesa
Palma de Cima
1649-023 Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 016

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial