APRESENTAÇÃO
Quando, em 12 de Outubro de 1986, o poeta Ruy Cinatti morreu, deixou como seu herdeiro universal a "Casa do Gaiato"; e esta decidiu doar à Universidade Católica Portuguesa, não só a sua biblioteca pessoal, como também todo o seu espólio arquivístico - que estava disperso.
Além da parte literária propriamente dita, este espólio contem um manancial abundante e único de documentação sobre Timor, onde o Poeta viveu e trabalhou durante vários anos.
Separado o núcleo dos manuscritos de autor, incluindo correspondência, do conjunto de obras impressas (entre estas, os artigos publicados por Ruy Cinatti, relatórios profissionais técnicos de sua autoria, etc.) de documentos de terceiros, e das numerosíssimas fotografias - avançou-se numa segunda fase deste projecto para o tratamento técnico do núcleo mais significativo, que é precisamente o dos manuscritos do Autor.
|
|
|
Todos os registos bibliográficos assim obtidos foram integrados no catálogo geral da BUJP, onde podem ser pesquisados dentro da colecção denominada espólio Ruy Cinatti. O Inventário e o catálogo dos manuscritos tecnicamente tratados podem ser pesquisados através do Catálogo Geral da Bujpii.
Toda esta documentação encontra-se acessível para consulta, na sala de catalogação. Autoriza-se a sua reprodução, sob condição de, no caso de vir a ser publicada, se inserir uma menção expressa à sua pertença à Universidade Católica Portuguesa.
|
Fica expresso o agradecimento da Universidade Católica ao Prof. Doutor Peter Stilwell, por todo o seu esforço de preservação e arrumação do espólio; bem como à UNIVERSIDADE DE SÃO JOSÉ e à FUNDAÇÃO MACAU, cujo apoio viabilizou o tratamento e disponibilização deste acervo.
|