DSI - Direcção de Sistemas de Informação
Pagina Inicial
Portal UCPPortal UCPFaceBookFaceBook
Início | Voltar | Imprimir

Correio Eletrónico

Configuração de clientes de correio eletrónico na UCP (docentes e colaboradores)

O serviço de correio eletrónico da UCP-Sede é baseado na tecnologia Exchange da Microsoft. Trata-se de uma plataforma avançada de correio eletrónico, calendários, contatos e colaboração para utilização corporativa, que permite oferecer uma das melhores experiências de utilização do mercado. Pode ligar os seus dispositivos (computadores, tables e smartphones) ao servidor Exchange através de uma ligação nativa, recorrendo a mecanismos específicos da Microsoft; ou através métdos alternativos, recorrendo a mecanismos generalistas.

Ligação nativa (MAPI ou Exchange)
Para os clientes Windows Outlook 2010 SP2 ou superior, Mac Outlook 2011 ou superior, iOS mail App, Android mail App, a DSI recomenda a ligação nativa ao servidor Exchange por ser aquela que assegura:

  • Melhor experiência de utilização
  • Acesso ao portfolio completo de serviços (correio eletrónico, calendário, contactos, etc.)
  • Mais fácil processo de configuração na generalidade dos dispositivos Windows, OS/X (Apple Mac), macOS, Android e iOS (iPhone e iPad).

Este é o método de ligação usado nos computadores entregues pela DSI aos utilizadores de equipamentos da Universidade, exceto nos poucos casos em tal não é tecnicamente viável. Nestes casos de inviabilidade a DSI recomenda a utilização do Webmail que oferece uma experiência de utilização completa.

Casos de impossibilidade de utilização de ligação nativa
À data de escrita deste documento a ligação nativa ainda não está disponível para:

  • Clientes Apple Mail em macOS (Sierra) e OS/X (El Capitan). Os utilizadores cujos Mac usem estas versões têm como alternativas possíveis para usar uma ligação nativa, entre outras, o Outlook ou o Webmail. Qualquer destas duas alternativas oferece uma experiência de utilização completa. Para mais informações vá a "Configuração Email em Apple Mail".
  • Clientes de correio eletrónico de plataformas Linux. Os utilizadores nestas circunstâncias têm como alternativas possíveis para usar uma ligação nativa, entre outras, o Webmail ou, para alguns clientes, a aquisição do cliente de email Hiri, o uso do cliente de email Evolution com o plugin MAPI, ou o uso do cliente de email Thunderbird com o conector ExQuilla (a DSI não usa nem testou estas aplicações e respetivos plugins ou conectores, pelo que as opções indicadas são meramente ilustrativas). Qualquer destas alternativas oferece uma experiência de utilização completa.


Links

Documentação

FAQ


Topo
Logotipo Acessibilidades

DSI - Direcção de Sistemas de Informação
Tel: (+351) 217 214 230
E-mail: dsi@lisboa.ucp.pt
Web: www.dsi.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial