DSI - Direcção de Sistemas de Informação
Pagina Inicial
Portal UCPPortal UCPFaceBookFaceBook
Início | Voltar | Imprimir

FAQ (Correio Eletrónico)

Q: Como colocar uma mensagem de "Fora do Escritório"/"Out Of Office"?
R: Para ativar/desativar a mensagem de 'Fora do Escritório' deverá fazê-lo no novo sistema de webmail para colaboradores e docentes, disponível no endereço mailstaff.lisboa.ucp.pt.
-Após entrar no sistema, no canto superior direito pressione o icon com uma roda dentada e escolha a opção "Respostas automaticas" | "Automatic replies".
-Em seguida preencha o formulário de ativação/desativação de mensagem de 'Fora de Escritório' finalizando a operação pressionando o botão 'OK' no topo da nova janela.

OutOfOffice-Tooltip  OutOfOffice-Tooltip

Q: Como é que posso ter acesso à conta de e-mail do departamento X (Ex. df@lisboa.ucp.pt da direção financeira, sesc@lisboa.ucp.pt dos serviços escolares, etc.) que tinha configurada antes?
R: No Microsoft Outlook (Windows), irão aparecer de forma automática.
No Webmail, clicar com o botão direito do rato sobre a pasta com o seu nome e selecionar "Add shared folder | Adicionar pasta partilhada" e na caixa apresentada, introduzir o endereço de e-mail da conta pretendida.
Caso considere que lhe falta o acesso a alguma conta de e-mail, contacte por favor a DSI através dos contactos disponíveis.

Q: No Webmail acedido através dos "browsers" dos dispositivos móveis não se consegue adicionar uma "shared mailbox"?
R: Num computador adicionar a "shared mailbox" a partir de um "browser" suportado (Internet Explorer 11, Microsoft Edge, Firefox 12 ou superior, Safari 5.0 ou superior, Chrome 18 ou superior) e depois atualizar a página no "browser" do dispositivo móvel.

Q: Como abrir uma "shared mailbox" em Microsoft Oulook para macOS e OS/X?
R: Deverá ser seguido o procedimento indicado pela Microsoft disponível no link "How to open a shared folder or mailbox in Outlook for Mac" (disponível apenas em inglês).

Q: Como configurar uma "shared mailbox" via IMAP (dispositivos máveis)?
R: Para adicionar uma "shared mailbox" num dispositivo quando a mesma não surge de forma automática, essa tem de ser adicionada com configuração IMAP. Configuração testada em cliente nativo Android 5.1.1 em Samsung Galaxy Grand Prime e cliente Apple Mail com IOS 7.1.2 em IPhone 4.

Definições do IMAP para a configuração: 
EMAIL ADDRESS:  (e-mail da conta partilhada, ex.: geral@lisboa.ucp.pt 
IMAP SERVER:  mailstaff.lisboa.ucp.pt (SSL porta 993)  
SMTP SERVER:  mailstaff.lisboa.ucp.pt (TLS porta 587)        - Android 5.1.1
  mailstaff.lisboa.ucp.pt (SSL porta 587)        - IOS 7.1.2
USERNAME:  xxxxx@[domínio UCP].ucp.pt\geral@lisboa.ucp.pt
(“e-mail do utilizador” \”e-mail da conta partilhada”)
 
 
PASSWORD:  password (do utilizador) 
Para o SMTP a autenticação é diferente (!!!):
USERNAME:  credencial de utilizador (login UCP
PASSWORD:  password (do utilizador

Nota: Caso tenha dúvidas relativamente ao seu domínio UCP exato, aceda à área de Dados Pessoais e consulte o domínio indicado no campo “Nome alternativo da caixa de correio”.

Q: Como enviar um e-mail de endereços de conta de e-mail partilhadas a que tenho acesso?
R: No Microsoft Outlook (Windows, macOS e OS/X) na janela de nova mensagem, pressionar o menu "Options | Opções" e ativar a opção "From | De" no "Show Fields | Mostrar Campos". No campo "From | De" escolher o valor "Other E-mail address... | Outro Endereço de E-mail...", de seguida inserir o endereço de remetente da conta partilhada a que tem acesso.

Q: Não consigo enviar e-mail massivo a partir de um endereço do serviço (Ex. df@lisboa.ucp.pt). Como faço?
R: Deverá apresentar o seu pedido à DSI.

Q: Como alterar o nome que aparece no destino junto ao meu endereço de e-mail?
R: Deverá alterar o seu "Display Name | Nome Usual" na página de mudança de dados pessoais para o nome pretendido.

Q: Alterei o meu endereço de e-mail e não consigo ligar-me ao servidor
R: Deverá configurar o seu cliente de e-mail com o novo endereço de e-mail (ver documentação)

Q: As mensagens recebidas de fontes conhecidas vão para a pasta "Junk Email". Como corrijo a situação?
R: Adicionar os endereços classificados como "junk | Lixo" aos "safe senders | Remetentes seguros". No Microsoft Outlook (Windows, macOS e OS/X) clicar com o lado direito do rato em cima do mail enviado pelo utilizador "bloqueado" e selecionar "Never block sender | Nunca Bloquear Remetente".

Q: Como marcar e bloquear correio indesejado (spam)?
R:  No Microsoft Outlook (Windows, macOS e OS/X) clicar com o lado direito do rato em cima do mail recebido que pretende bloquear, selecionar "Junk | Lixo" e escolher "Block Sender | Bloquear Remetente".
IMPORTANTE: Esta ação não é local, isto é, poderá vir a bloquear este remetente para toda a Sede da Universidade.

Q: Onde ficam guardados os e-mails enviados?
R: Com o serviço Exchange, os e-mails enviados ficam guardados na pasta "Sent Items | Itens Enviados"

Q: Onde encontro os meus e-mails enviados anteriormente (antes da activação do Exchange)?
R: No novo sistema, Microsoft Exchange, existe uma pasta denominada "Sent" na qual estão arquivados todos os e-mails enviados anteriormente, no sistema antigo, a pasta está disposta na lista de pastas do e-mail por ordem alfabética (tipicamente no final da listagem). Os novos e-mails enviados são arquivados na pasta "Sent Itens | Itens Enviados" disponível no topo da lista das pastas do e-mail. Pode mover os itens da pasta antiga (Sent) para a pasta nova, para grandes volumes de informação, esta operação poderá demorar um pouco.

Q: As mensagens são agrupadas em conversação quer no Webmail quer no Outlook, mas pretendo visualizar as mensagens individualmente. Como faço?
R: No Webmail, numa das pastas, seleccionar "Filter->Show as->Messages | Filtro->Mostrar como-> Mensagens".
No Outlook, ir ao menu "View | Ver" e desmarcar a opção "Show as Conversations | Mostrar como Conversações"

Q: Os meus contactos do webmail antigo não estão no novo Webmail. Que faço?
R: Deverá entrar em contacto com a DSI.

Q: Onde estão os contactos do "Address Book"?
R: Configurar o "Address Book" das "Personal Folders" para permitirem a visualização na lista de contactos. Para essa configuração aceder aos contactos (ícone com pessoa) na barra inferior do lado esquerdo do ecrã (do Microsoft Outlook), clicar com o botão direito do rato em cima da linha de contactos que queremos adicionar; escolher "Properties | Propriedades", aceder à lingueta "Outlook Address Book | Livro de endereços do Outlook" e colocar o visto em "show this folder | Mostrar esta pasta como um Livro de Endereços de e-mail".

Q: Qual o espaço que o meu e-mail está a ocupar?
R: No Microsoft Outlook (Windows) pressionar o menu "File | Ficheiro", deverá estar presente uma barra indicando o espaço total da sua caixa de correio, bem como, o espaço ocupado.
No Webmail, pressionar o botão com a roda dentada no canto superior direito, escolher a opção "Options | Opções", no menu escolher "General | Geral"->"My account | A minha conta", nesse menu estará disponível uma barra indicando o espaço total da caixa de correio, com o espaço ocupado.

Q: Como recuperar e-mail removidos da pasta "Deleted Items | Itens Eliminados"?
R: Os e-mails removidos da pasta "Deleted Items | Itens Eliminados" são passíveis de recuperação durante um período de 14 dias. Para recuperar e-mails eliminados da pasta "Deleted Items | Itens Eliminados" no Microsoft Outlook, posicionar-se na pasta "Deleted Items | Itens Eliminados", na barra de ferramentas clicar na opção "Recover Deleted Items from Server | Recuperar Itens Excluídos do Servidor".

Q: Como alterar o volume de email a manter "offline"?
R: Por padrão, o Microsoft Outlook configura as contas de Microsoft Exchange para sincronizar apenas 12 meses do seu email Para alterar este comportamento seguir o próximos passos:

  1. Ir a File->Account Settings->Account Setting.
    Outlook Account Settings1
  2. Selecionar a sua conta Microsoft Exchange, clicar Change.
    Outlook Account Settings2
  3. Em Offline Settings, mova o controlo deslizante para o tempo desejado.
    Outlook Account Settings3
    Por exemplo se mover o controlo deslizante para 3 meses, somente os emails dos últimos três meses serão sincronizados com o arquivo do servidor Exchange. Itens com mais de 3 meses residem apenas na sua caixa de correio no servidor. Esta configuração pode ser alterada a qualquer momento. Cached Exchange Mode terá de estar ativado para dispor desta funcionalidade.

Topo
Logotipo Acessibilidades

DSI - Direcção de Sistemas de Informação
Tel: (+351) 217 214 230
E-mail: dsi@lisboa.ucp.pt
Web: www.dsi.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial