DSI - Direcção de Sistemas de Informação
Pagina Inicial
Portal UCPPortal UCPFaceBookFaceBook
Início | Voltar | Imprimir

Correio Eletrónico

Outras situações (utilizadores avançados; IMAP; POP3)

Ligação IMAP
A ligação IMAP só deve ser usada em casos excecionais, quando a ligação nativa do seu cliente ao Exchange não for tecnicamente possível, ou se o utilizador tiver algum requisito muito particular. Deverá ser usada apenas por utilizadores avançados, com os conhecimentos os técnicos necessários para fazer as correspondentes configurações.

A DSI não recomenda a utilização da ligação IMAP porque a experiência de utilização resultante é muito inferior à da ligação nativa, para além de dar acesso apenas ao correio eletrónico. A ligação por IMAP não permite acesso ao calendário, contactos, caixas de correio partilhadas, etc. A DSI recomenda, portanto, como alternativa ao IMAP nos casos em que a ligação nativa do seu cliente não é possível, a utilização do Webmail que oferece uma experiência de utilização completa.

À data de escrita deste documento a eventual utilização da ligação IMAP justifica-se apenas nos seguintes casos:

a) Computadores Apple Mac com macOS (Sierra) e OS/X (El Capitan) cujos utilizadores usam Apple Mail (o cliente Outlook suporta a ligação nativa). Esta limitação deverá ser ultrapassada em futuras versões do macOS. Se estiver nesta situação e optar por ligar o seu cliente de correio eletrónico por IMAP, a DSI recomenda que a substitua pela ligação nativa assim que esta seja possível, para poder beneficiar da melhor experiência de utilização possível.

b) Computadores Linux cujos utilizadores têm um cliente de correio eletrónico instalado. Existem três alternativas possíveis para o uso de uma ligação nativa a Exchange são elas:
- Cliente de e-mail Hiri (requer licenciamento)
- Cliente de e-mail Evolution com plugin MAPI
- Cliente de e-mail Thunderbird com o conector ExQuilla (este conector requer licenciamento)

(Os métodos indicados para Linux não foram testados pela DSI pelo que são meramente ilustrativos)

c) Situações muito particulares em que pode ser necessário, para alguns utilizadores avançados, recorrer, por exemplo, a automatismos com scripts.

Ligação POP3
A ligação POP3 só deve ser usada em casos muito excecionais, quando a ligação nativa do seu cliente ao Exchange ou a ligação por IMAP não forem tecnicamente possíveis, ou, ainda, se o utilizador tiver algum requisito muito particular. Tal como a ligação IMAP deverá ser usada apenas por utilizadores avançados, com os conhecimentos técnicos necessários para fazerem as correspondentes configurações.

A DSI não recomenda a utilização desta ligação, que apresenta uma experiência de utilização ainda inferior à das ligações IMAP, sendo que na generalidade dos casos em que se usa POP3 o IMAP também pode ser usado, com vantagem.

 

COMPREENDI



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades

DSI - Direcção de Sistemas de Informação
Tel: (+351) 217 214 230
E-mail: dsi@lisboa.ucp.pt
Web: www.dsi.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial