Notícias
A câmara de Cascais lançou, no passado dia 21 de Setembro, o projeto Cascais 2030.
O lançamento foi dividido em dois momentos, uma primeira parte com o formato de conferência, realizado no centro cultural de cascais, que dava pelo nome “Objetivos Globais, Acções Locais. Não deixar ninguém para trás”, onde existiram cinco conversas sobre os desafios que os objetivos para o desenvolvimento apresentam aos municípios. O segundo momento foi no hotel Pestana Cidadela Cascais, onde ocorreu o Lançamento do projeto.
O coordenador do projeto CESOP-Local, José Fidalgo integrou a primeira parte, cujo tema era a própria Agenda, com ele estavam Joana Balsemão, a moderadora da conversa, e Gil Penha Loures, cofundador da Rede Europeia de Comunidades Sustentáveis-ECOLISE.
Após a apresentação dos projetos, Rede Europeia de Comunidades Sustentáveis-ECOLISE e CESOP-local, um projeto comunitário cujo objetivo é, nas palavras do seu Cofundador “que as comunidades locais sejam prosperas e regenerativas no seu território, num planeta saudável”. O segundo o projeto 'Territórios Sustentáveis' cujo objetivo é juntar a academia, os municípios e os cidadãos para, ”criar uma cultura de cidadania, participação ativa e de responsabilidade partilhada”, avançou o coordenador do projeto, mais acrescentou que ”aos cidadãos pede-se maior envolvimento, às autarquias para ajudar a definir e implementar essas metas e à academia para ajudar a definir indicadores qualitativos e quantitativos”.
Terminou assim esta conversa com a ideia de que para atingir as metas propostas pela ONU, é necessário que as autarquias e os cidadãos trabalhem juntos, num processo de auscultação mútua.
| Voltar |
|