Investigadores Verónica Policarpo
Verónica Policarpo doutorou-se em Ciências Sociais (Sociologia), pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), em 2011, com uma tese com o título Indivíduo e Sexualidade: a construção Social da Experiência Sexual. Mestre (pré-Bolonha) em Sociologia, pela Universidade de Coimbra; e licenciada (pré-Bolonha) em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa. É professora auxiliar na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.
Foi Directora do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa (CESOP, UCP). É vogal da Direção do Centro de Estudos de Povos de Cultura e Expressão Portuguesa (CEPCEP, UCP), investigadora do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica (CESOP, UCP) e do Centro de Estudos Comunicação e Cultura (CECC, UCP).
Os seus interesses de investigação são multidisciplinares, e incluem temas como a construção do indivíduo contemporâneo; sexualidade, género, transformações da vida privada e íntima; redes e comunidades pessoais; valores e atitudes face às minorias, preconceito, discriminação; métodos e técnicas de investigação qualitativa e quantitativa em ciências sociais.
Entre as suas publicações mais recentes contam-se os livros Os Imigrantes e a Imigração aos Olhos dos Portugueses: Manifestações de preconceito e perspetivas sobre a inserção de imigrantes, (Coord. com João H.C. António, Fundação Calouste Gulbenkian, 2012) e dois capítulos do IV Volume da História da Vida Privada, pelo Círculo de Leitores (coord. Ana Nunes de Almeida), «Sexualidades em construção: entre o público e o privado» e «Media e Entretenimento» (em coautoria), 2011.
Em 2013 é bolseira de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia e post-doc research fellow do CESSS e do Morgan Centre da Universidade de Manchester, com um projeto intitulado A solidão derrotada? Amizade e comunidades pessoais em tempos de incerteza.
| Voltar |
|