O CESOP, Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa, é uma marca reconhecida no campo das sondagens políticas. Desde 1991 que aqui as fazemos e estamos orgulhosos do percurso que fomos construindo e que continuaremos. Um percurso de rigor, independência e qualidade que, para além de nos permitir ser hoje uma referência nas sondagens políticas em Portugal, nos tem possibilitado a abertura a outras áreas de atividade, sempre com o objetivo de colocar as nossas capacidades e o nosso conhecimento ao serviço da comunidade.
|
.png)
João Homem Cristo António
|
Atualmente o CESOP colabora com entidades de diversos setores de atividade. Para além das sondagens políticas e dos estudos de comportamento eleitoral, temos realizado investigação aplicada em áreas como a saúde, a educação ou literacia, o estudo de atitudes, comportamentos e valores sociais, a análise da qualidade e da satisfação, o estudo da mobilidade e acessibilidade, o turismo, as atividades culturais, ou a avaliação e monitorização de políticas públicas.
Fazemo-lo em diferentes espaços, da farmácia ao supermercado, do hospital à escola ou universidade, da freguesia ao território nacional e à intervenção fora do país. E a diferentes escalas e ritmos, seja um trabalho com poucas entrevistas numa das mais pequenas aldeias, como foi o caso do projeto de intervenção que avaliámos na aldeia de Ima, à implementação em tempo record de um estudo de abrangência nacional com mais de 3 mil recolhas de informação de média/longa duração, em todo o país, para avaliação das competências dos adultos (PIAAC). Da monitorização do desenvolvimento sustentável em todo o território ao trabalho de pormenor e localizado, aplicamos a metodologia necessária para responder às necessidades de qualquer um dos nossos clientes. Sempre com o mesmo nível de rigor, de qualidade, de independência.
Fazemo-lo com os nossos clientes, que, em muitos projetos, são também nossos parceiros de cocriação, procurando ouvir e entender o cliente, compreender necessidades e objetivos, e desenhar e executar metodologias de análise que respondam às suas perguntas. Trabalhamos com, e para, Juntas de Freguesia, Câmaras Municipais, Comunidades Intermunicipais, organismos do Estado Central, Organizações internacionais, Universidades, Escolas, Empresas Públicas e Privadas, ONGs e ONGAs. Com todos temos aprendido e a todos temos respondido com o melhor que sabemos. Sempre com o mesmo nível de rigor, de qualidade, de independência.
E é este percurso que vamos continuar!