Em 1991 a Universidade Católica Portuguesa e a Radio Televisão Portuguesa (RTP) celebraram um protocolo com vista a um conjunto de trabalhos na área das previsões eleitorais. As investigações foram posteriormente continuadas em sondagens sobre diversos temas da atualidade com relevância política, social e cultural, para órgãos de informação (jornais, rádio e televisão) e para entidades oficiais e particulares. Este conjunto de atividades teve um primeiro enquadramento institucional no Núcleo de Estatística Aplicada, sendo posteriormente integrado no Centro de Estudos Aplicados. Dado o nível e importância dos trabalhos realizados, este Núcleo passou posteriormente a ser designado por Centro de Estudos e Sondagens de Opinião - CESOP. A 18 de Fevereiro de 1998 foi oficializada a existência do CESOP com a aprovação, por parte da Reitoria, dos Estatutos.
Desde então tem realizado inúmeros trabalhos. Destacamos, de seguida, alguns exemplos nas principais áreas de atuação do CESOP:
- Saúde (e.g. Estudo Epidemiológico Nacional de Saúde Mental de 2007-2009 e, 1º Inquérito nacional sobre Doenças Reumáticas em Portugal – EpiReumaPt de 2011-2013)
- Imigração (e.g. em 2004 um estudo para ACIME, em 2010 para a Gulbenkian, em 2011 para o ACIDI)
- Pobreza (e.g. Observatório da Pobreza realizado em parceria com o Banco Alimentar e Entrajuda, realizado em 2010 e 2011)
- Vitimação e Sentimento de Insegurança (e.g. Câmara Municipal de Almada, Amadora, Loures e Lisboa)
- Qualidade e Satisfação (e.g. Transportes públicos terrestres, Lisboa e Porto)
- Educação (e.g. em 2006 Hábitos de Leitura dos estudantes em Portugal, em 2009 Avaliação da Iniciativa Novas Oportunidades do Estado Português e, Avaliações Pedagógicas)
- Barómetros Políticos e Eleições (e.g. sondagens de opinião e de avaliação dos políticos com análise da tendência de voto). Todos os trabalhos realizados neste âmbito são divulgados pela RTP, Jornal de Noticias e Diário de Noticias e, Antena 1 realçando, assim, a boa relação mantida com os Media, desde 1991.